Blog

MARKETING PESSOAL

MARKETING PESSOAL

Neiva Irene Brunieri

A primeira impressão é a que fica ao menos por um tempo. Um profissional que sabe se vender e tem uma postura firme e decidida perante os entrevistadores são os candidatos mais cotados para preencher uma vaga de emprego. Mas isso não significa que esses sejam os mais experientes ou mais adequados para o cargo.

Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências.

Praticar o marketing pessoal faz com que o profissional se diferencie no mercado de trabalho tão competitivo. Além de agregar valor ao currículo profissional, vem ganhando importância, pois cada vez mais vemos empresas valorizando o profissional não somente pela sua experiência profissional.

Por isso, investir no marketing pessoal significa tornar-se uma pessoa com valor acrescentado, podendo, a partir desse ponto, influenciar e ajudar a todos os que o rodeiam para obter tudo o que deseja.

Segundo o “Pai” do Marketing, Philip Kotler (2000):

Marketing Pessoal é um instrumento do marketing usado em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura (2000, p. 91).

Portanto, invistamos no nosso Marketing Pessoal de forma planejada e de maneira sensata, desenvolvendo uma imagem pessoal positiva. Agindo desta forma, podemos nos tornar uma referência na nossa área de atuação.

O Marketing Pessoal não é somente uma ferramenta que pode ser usada para alcançar o tão almejado sucesso profissional, mas pode se transformar em uma filosofia de vida que tende, quando bem utilizada, a trazer grandes e significativos benefícios para quem dela se utiliza.

Quer se aprimorar mais neste assunto?

Se sua resposta for positiva, abaixo elencamos algumas referências sobre este tema. Vale a pena investir na leitura.

REFERÊNCIAS

COSTA, Narjara de Oliveira. Marketing Pessoal e a Gestão de Carreira: Percepção dos Acadêmicos do Curso de Administração da UNIJUI campus Ijuí. Trabalho de conclusão de curso, Ijuí. 2002. p. 108

JÚLIO, Carlos Alberto. A Magia dos Grandes Negociadores. 1 ª ed. São Paulo: Negócio Editora Ltda., 2005. 152 p.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall , 2000. p. 91

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 4 ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. p. 26

OLIVEIRA NETO, Pedro Carvalho de. Marketing Pessoal: o posicionamento pessoal através do marketing. 6 ª ed. – Fortaleza: 1999. p. 22

RITOSSA, Claudia Mônica. Marketing Pessoal: quando o produto é você. Curitiba: Ipbex, 2009. p. 17-18

SANTOS, Ligida. Marketing Pessoal e Sucesso Profissional. Campo Grande: UCDB, 2002. p. 8.